SULBrazil Industria Metal Macânica – Eireli
Hoje no brasil existem dois mercados promissores e em constante crescimento, no seguimento de madeira tratada com CCA;
- Eucalipto
- Pinus
O mercado de eucalipto tratado, subdivide em alguns seguimentos, que são, mourão de cerca, madeira para construção civil, paisagismo e alguns outros. Mas vamos expor esses mercados, que estão mais em crescimento no momento.
Mourão de Cerca – Esse mercado está consolidado e está em constante crescimento e ainda tem muito a ser conquistado, hoje tem muitas áreas que estão deixando de se utilizar o mourão de cerca tratado por falta de oferta do produto.
Já forneci autoclave para clientes que adquiriram um equipamento, porque não tinha fornecedores de mourão de cerca em sua região e o custo de logística para o transporte de outros estados se trona muito alto, então se fez necessário a implantação de uma usina de autoclave pra atender sua demanda interna, para uso em suas fazendas.
Quem vai fazer uma cerca em uma área de pasto ou uma APP, não vai utilizar uma madeira de eucalipto sem tratamento, a vida útil dela é muito baixa, dependendo da região e clima, ao usar para esse serviço uma mourão tratado com CCA, a vida desse palanque chaga e quinze anos, fazendo o processo correto e dentro das normas em vigentes.
Construção civil – A arquitetura rustica a vista, tem sido muito usado na construção e alguns arquitetos tem cada vez mais desenvolvidos projetos neste seguimento, principalmente em regiões litorâneas, por ter mais durabilidade diante de um clima úmido, mais com um acabamento de muito qualidade sobre os demais produtos, elevando a um nível nobre de arquitetura.
Paisagismo – Praças em centros de grandes e pequenas cidades, tem sido usado a madeira rustica de eucalipto tratado com CCA para trazer uma arquitetura mais realista em pontos de atrações turísticas.
Administrações públicas têm optado por o uso da madeira para esses projetos, por ser uma matéria prima de muito alta qualidade e baixa manutenção, uma vez usado a madeira tem uma vida longa em durabilidade e resistência.
A matéria prima para qualquer processo desses produtos finaias, tem hoje disponíveis em todo o território nacional e com um custo bem baixo, muda um pouco de região devido ao clima certo para algumas espécies de eucaliptos, sendo que todas podem ser tratadas a desvantagem é que algumas tem uma rachadura e outras quase nada.
No mercado de madeira, não estamos muito distantes para o “pinus” se tornar uma madeira nobre e com valor considerado, precisamos aceitar, que as nossas florestas nativas, não podem mais ser cortadas e sim precisamos preservar.
Muitas empresas no seguimento de papal, incentivaram forte nos agricultores a o cultivo do eucalipto e em suas florestas prevalece o plantio do mesmo, por ser uma matéria prima mais rápida em produção de celulose, com isso o pinus tem ficado meio que esquecido e não tem se dado o valor, que hoje ele tem para a nossa sociedade.
No construção civil – O pinus tratado em autoclave com CCA, dentro das normas vigentes, tem uma longa vida útil, podendo ultrapassar ao vinte e cinco anos, com isso tem levado a utilização cada vez mais o uso da madeira de pinus tratado, desde a cobertura, estruturas, batentes, aberturas, móveis e etc.
Empresas estão se especializados no mercado e estão fornecendo “kit casa” completa de pinus tratadas em autoclaves e isso é muito bom, estamos valorizando um dos melhores isolamentos térmicos para construções de casas.
Paisagismo – A grande gama de produto, que pode ser produzida com pinus tratado, neste seguimento é incontável, em nossa volta o pinus está presente em tudo o que utilizamos no nosso dia a dia, desde uma taboa de corte de carne a uma cerca de nossa horta, ou um deck em nossa piscina e muito mais, vamos atentar para a valorização e autopreservação da madeira.